Nevada – vol. 1: A Estrela Solitária

Autores: Fred Duval, Jean-Pierre Pécau, Colin WilsonColecção: Outros Títulos
Páginas: 56 Cores: Sim Capa dura: Sim Formato: 23 x 32 cm ISBN: 978-989-53382-7-6

16,85 

Adicionar

Sinopse

Nevada Marquez oscila entre dois mundos: o das recordações das conquistas do Oeste, e um outro, mais impiedoso, de Hollywood e da indústria cinematográfica acabada de nascer. Encarregado das missões difíceis e dos negócios sujos dos Estúdios, Nevada parte para o México em busca de uma estrela do western desaparecida, durante uma escapadela bem regada pela outra margem do Rio Grande…

O primeiro volume de uma nova série de BD franco-belga que nos transporta para um mundo de aventuras pulp no Oeste americano, nos primórdios da indústria do cinema, nos anos anteriores aos da Grande Depressão.

Nevada é uma série que joga com duas atmosferas e dois géneros distintos: aventuras policiais ou com um toque de thriller, ao estilo dos pulps antigos, mas ambientadas num cenário distintamente western, que nos leva aos vastos espaços do Oeste americano. Depois de uma abertura em que vemos índios a cavalo numa paisagem clássica do western, o nosso olhar desliza subitamente para a imagem de uma pitoresca personagem montada numa motorizada, e ao longo das primeiras páginas do álbum viajamos directamente de uma vila mexicana empoeirada, até às mansões de luxo da Berverly Hills dos primeiros anos da fortuna de Hollywood. Um policial e thriller dos Anos Loucos disfarçado de western moderno! Uma série que se articula à volta de histórias auto-conclusivas, que podem ser lidas separadamente umas das outras, embora tenham pistas que passam de álbum para álbum.

Fred Duval é um dos mais prolíficos argumentistas da BD franco-belga contemporânea, com inúmeras séries editadas em várias editoras, entre as quais podemos destacar Carmen McCallum ou Travis, bem como dramas históricos como Hauteville House. Jean-Pierre Pécau já trabalhou noutras histórias com Fred Duval, nomeadamente em Jour J, e é o autor da série L’Histoire secrète, o seu best-seller. Os dois escritores uniram forças a Colin Wilson, um artista neo-zelandês que depois de iniciar a sua carreira no mercado britânico, para publicações como a 2000AD, se tornou conhecido como desenhador da série A Juventude de Blueberry. Wilson continua a trabalhar regularmente para o mercado francês, mas desenhou também recentemente histórias para os comics de Star Wars. Uma excepcional equipa criativa que assina uma das séries de maior sucesso dos últimos anos, aqui apoiada no trabalho de cores maravilhoso de Jean-Paul Fernandez.

“Aventura, sim, e na grande tradição da banda desenhada de acção, mas aventura temperada com verdades históricas palpáveis, com uma atmosfera real, que dá vida à intriga em que os autores se divertem a misturar os géneros, e com o desenho excelente de Colin Wilson, como sempre.” – Jacques Schraûwen