Macho-Alfa vol. 3
Páginas: 72 Cores: Sim Capa dura: Sim Formato: 200 x 280 ISBN: 978-989-9202-24-5
Sinopse
David é o super-herói Macho-Alfa, a única pessoa com superpoderes em todo o mundo, mas… é desempregado, não tem amigos, e foi renegado por uma sociedade que sempre se aproveitou dos seus poderes para travar as suas guerras e tratar dos seus problemas mais complicados… será que alguma vez será aceite pela sociedade? Haverá lugar no mundo para um super-herói reformado? E a terapia, será uma solução para os seus super-problemas? E… pior que tudo… os super-heróis têm MESMO de pagar segurança social?? O terceiro volume de uma das mais originais séries de BD de super-heróis recentes, da dupla Filipe Duarte Pina (BRK) e Osvaldo Medina (Kong the King, A Fórmula da Felicidade) marca uma viragem tremenda nesta saga: o tom mais humorístico (mesmo que de humor negro!) começa a dar lugar a uma atmosfera mais séria, e começam a revelar-se alguns dos segredos do passado de David, enquanto surge também pela primeira vez… a sua némesis, o vilão da série! Tudo está já em cena para o desenlace final no volume 4 (previsto para o Outono de 2025).
Nascido em Angola, em Novembro de 73, Osvaldo Medina chega a Portugal no verão de 75. Vive em Lisboa desde então. Começa a desenhar e a ler as BDs que havia em casa muito antes de começar a primária. Ainda no ensino secundário começa a fazer “biscates” de ilustração que uma das suas professoras angariava. Em 1997 faz um pequeno curso de animação na produtora Animanostra (onde trabalha até hoje). Lança a sua primeira BD em 2009, A Fórmula da Felicidade, escrita por Nuno Duarte, e desde então assinou alguns dos títulos mais emblemáticos da Nona Arte nacional, entre os quais se podem salientar os dois volumes de Kong the King, a sua participação no álbum O Punhal (também de Nuno Duarte e com vários outros artistas), e esta série do Macho-Alfa. Começa a dar aulas de animação em 2016 na Universidade Lusófona, isto sem deixar nunca de trabalhar em animação, publicidade, ilustração, e em basicamente tudo o que envolva desenho.
Filipe Duarte Pina nasce em 1979, e cedo pôs as mãos em videojogos, programando em BASIC algumas experiências para o ZX Spectrum. Co-fundador da Seed Studios e da Nerd Monkeys, produziu e lançou videojogos para Playstation, Nintendo DS, PC e mobile. Foi um dos pioneiros da moderna BD portuguesa, na sua qualidade de escritor e argumentista, com destaque para BRK, a BD que assinou com arte de Filipe Andrade e que marcou os anos 2000 do mercado da BD nacional. Mais recentemente, venceu o Prémio Amadora BD para Melhor Argumento de Álbum Português, pela sua curta Monstros (publicada na antologia The Lisbon Studio Series vol. 2: Silêncio), em conjunto com o desenhador Nuno Lourenço Rodrigues, para além de ter assinado esta série do Macho-Alfa.